Desafios no Mundo V.U.C.A.

Felicidade Interna Bruta nas Organizações
26 de outubro de 2020
Felicidade no Trabalho
16 de dezembro de 2020
Espalhe felicidade

 

DESAFIOS NO MUNDO V.U.C.A.

O QUE ESPERAR DESSE CONTEXTO

Você tem a percepção de que tudo muda rapidamente o tempo todo?

Isso acontece porque estamos vivendo em um mundo V.U.C.A – acrônimo para Volátil, Incerto (Uncertain), Complexo e Ambíguo – em que as respostas do passado não atendem mais os questionamentos do momento presente.

O termo V.U.C.A, não é novidade. Ele foi criado na década de 1990, em um cenário pós-guerra fria, mas ele representa exatamente as características do mundo em que vivemos atualmente, podendo ser caracterizado como dificuldades para as organizações ou até mesmo como novas oportunidades.

Para entender melhor como o mundo V.U.C.A impacta nossas vidas e as organizações é necessário observar cada uma das características que o compõe:

Volatilidade: surge da velocidade com que as mudanças ocorrem no mundo empresarial. São inúmeros os exemplos de empresas que surgiram e mudaram completamente o cenário do mercado no qual atuam. Isso demanda um mindset cada vez mais ágil nos negócios, para que se prepararem para as mudanças e se consiga contorna-las.

Incerteza: da própria volatilidade surge a incerteza, uma vez que tudo muda o tempo todo. A previsão de resultados futuros fica cada vez mais desafiadora, mesmo com o acesso a muitos dados, pois nunca sabemos quando novas mudanças poderão surgir.

Complexidade: surge por conta da conectividade e interdependência de inúmeros fatores, que acabam criando uma complexa teia. Sabemos que uma única ação, pode ter diferentes desdobramentos e enormes consequências.

Ambiguidade: emerge da falta de clareza e da relação direta entre muitas características. O que torna cada vez mais desafiador realizar um planejamento efetivo.

O mundo V.U.C.A vem se tornando cada vez mais digital e exponencial e essas mudanças tem impactado também o mundo do trabalho, em que as expectativas dos colaboradores sofreram grandes transformações. 

As organizações estão diante de enormes desafios na gestão de pessoas e dos negócios, uma vez que planejar metas de longo prazo, administrar todos os processos e engajar os colaboradores demanda novas estratégias.

Em um mundo cada vez mais competitivo, que avança velozmente, os profissionais também precisam se adaptar a novos contextos, sendo imprescindível o desenvolvimento de novas habilidades. E aqui entram tanto as Hard Skills (habilidades técnicas), quanto as Soft Skills (habilidades socioemocionais, incluindo as habilidades para felicidade).

Cada vez mais, as organizações e os líderes buscam profissionais com capacidade de adaptação, que saibam se relacionar adequadamente com os colegas, foencedores e clientes, que gerenciam suas emoções de forma equilibrada e que tomam decisões responsáveis e construtivas.

Algumas habilidades muito valorizadas neste contexto são:

  • Autoconhecimento
  • Gestão das emoções
  • Resiliência
  • Empatia
  • Trabalho em equipe
  • Pensamento crítico
  • Liderança com propósito

Como estamos lidando com um universo em constante transformação, os profissionais que desejam evoluir na carreira precisam estar preparados para o mundo VUCA e para isso é imprescindível investir em autodesenvolvimento.

A Happy Academy é especializada em soluções para humanização das organizações  e desenvolvimento profissional, elevando os níveis de felicidade corporativa bem-estar integral, com o objetivo de ampliar o engajamento, produtividade e os resultados corporativos.

Conheça nossas soluções!

Saiba mais

 

por Viviane Minozzo

Happy Academy

Porque felicidade e bem-estar integral se aprendem …

Venha aprender com a gente!

Viviane Minozzo
Viviane Minozzo
Psicóloga (CRP 06/72.600), Educadora Emocional Positiva e Hipnoterapeuta clínica, pós graduada em Comportamento Humano nas Organizações (PUC), Desenho Instrucional e Metodologias de Aprendizagem (USP), MBA em Gestão empresarial (FGV), Especialista em Ciência da Gratidão e da Felicidade, Psicologia Positiva e Neurociência (Centro Sofia Bauer). É facilitadora do método FIB (Felicidade Interna Bruta) e certificada como Chief Happines Officer. Depois de mais de 18 anos trabalhando com desenvolvimento de pessoas no mundo corporativo, decidiu construir sua jornada com propósito e criou a Escola da Gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *