Diário da Gratidão
Cultivando a Felicidade Integral
Pelo que você é grato?
A neurociência nos explica que a felicidade está diretamente relacionada com a gratidão.
Ao nos sentirmos gratos ativamos o sistema de recompensa do cérebro, trazendo uma sensação de bem-estar.
Dessa forma, o cérebro entende que algo positivo está acontecendo e libera dopamina, que é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
A dopamina é a substância que nos motiva a irmos em busca de nossos objetivos e sonhos.
Ela funciona como um ciclo de realização: quanto mais nos sentimos felizes e realizados, mais nosso organismo sente a necessidade de realizar outras metas. E, quanto mais esse processo é reforçado, mais se desenvolve em nossa mentalidade.
Pessoas que têm o hábito de agradecer sentem mais satisfação e alegria com pequenas coisas do dia a dia, uma vez que são capazes de colocar seu foco nos acontecimentos positivos.
Quando possuímos a capacidade de nos sentirmos gratos pelas coisas que acontecem em nossa vida, deixamos de condicionar a felicidade e bem-estar a acontecimentos específicos, passando a ter expectativas positivas a respeito da vida como um todo.
A gratidão funciona como uma espécie de blindagem que eleva os níveis de emoções positivas e nos protege de emoções consideradas negativas — como arrependimento, frustração e decepção.
Isso porque o ato de nos sentirmos gratos faz com que valorizemos nossos acertos, tirando o foco das falhas e tropeços cometidos ao longo da vida, elevando assim nossa autoestima.
Ser grato, segundo Robert Emmons (um dos maiores pesquisadores sobre poder da gratidão) é um antídoto que pode ser utilizado na luta contra a depressão.
Quer aprender a se sentir mais grato?
Hoje, eu vou te ensinar como criar e usar o Diário da Gratidão.
Vamos lá?
Primeiro: Você precisa criar o seu “Diário da Gratidão”.
Você pode imprimir o modelo gratuito de “Diário da Gratidão”, que disponibilizei abaixo ou, se preferir, escolher um caderno, para este fim.
Você pode personalizar seu caderno como preferir, mas evite reutilizar agendas antigas.
Segundo: Ao acordar, anote no mínimo 03 coisas pelas quais você se sinta grato(a) todos os dias, ou seja, enumere suas bênçãos. Se desejar você pode anotar até 10 coisas pelas quais se sinta grato(a), uma vez que para praticar a gratidão não existem limites.
Você pode escolher anotar bênçãos que aconteceram no dia anterior ou pelas quais esteja se sentindo grato(a) no próprio dia.
Volte ao início e leia sua lista de bênçãos (mentalmente ou em voz alta). Quando você chegar ao final de cada uma, diga 3 vezes as poderosas palavras “gratidão” ou “muito obrigado(a)” e sinta o máximo de gratidão possível por essa bênção.
Este exercício pode ser praticado diariamente, pois quando você busca razões para agradecer está na verdade direcionando sua mente para focar o lado positivo da vida e assim acionar o sistema de recompensa de seu cérebro, produzindo neurotransmissores como dopamina, responsáveis pelo prazer e bem-estar.
Dicas:
Para te ajudar a intensificar a prática de Gratidão em sua vida, desenvolvi com muito carinho um modelo gratuito do “Diário da Gratidão”. Nele você encontrará espaço para anotar seus motivos de gratidão diários, assim como um espaço para o perdão e para reflexões do dia.
Está tudo pronto! É só baixar e imprimir …
Lembre-se: a gratidão e o perdão andam de mãos dadas para uma vida mais plena, próspera e de sucesso.
Clique aqui e baixe agora seu Diário da Gratidão!
Quer descobrir como implementar programas efetivos para promoção da Saúde Mental e de Felicidade Corporativa?
A Happy Academy é especializada em soluções para humanização das organizações e desenvolvimento profissional, elevando os níveis de felicidade corporativa e bem-estar integral, com o objetivo de ampliar o engajamento, produtividade e os resultados corporativos.
Conheça nossas soluções!
por Viviane Minozzo
Happy Academy
Porque felicidade e bem-estar integral se aprendem …
Venha aprender com a gente!